Submissão

MODELO PARA APRESENTAÇÃO ORAL

Modelo de Resumo (Clique Aqui).

MODELO PARA APRESENTAÇÃO POSTER

Modelo de Resumo (Clique Aqui).

Para submeter trabalho no II CBRRD, é necessário ter / fazer o cadastro no sistema JEMS da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

SUBMISSÃO DE ARTIGOS COMPLETOS, CURSOS LIVRES, RESUMOS EXPANDIDOS, RESUMOS, EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E MESAS TEMÁTICAS (GRUPOS DE TRABALHO – GT)

A Comissão Organizadora do II Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres definiu 6 (seis) formas para a submissão de trabalhos:

1) Resumos: contendo até 500 palavras. Os autores deverão submeter os resumos redigidos em português, espanhol ou inglês, conforme instruções no Modelo de Resumo (Clique Aqui).

2) Resumos Expandidos: contendo de 2 a 4 páginas. Os autores deverão submeter os resumos redigidos em português, espanhol ou inglês, conforme instruções no Modelo de Resumo Expandido (Clique Aqui).

3) Cursos Livres: contendo de 2 a 4 páginas. Os autores deverão submeter os cursos livres redigidos em português, espanhol ou inglês, conforme instruções no Modelo de Cursos Livres (Clique Aqui).

4) Exposições Fotográficas: contendo até 20 páginas. Deverá relatar algum evento catastrófico ocorrido no Brasil ou no Mundo. Os autores deverão submeter os resumos redigidos em português, espanhol ou inglês, conforme instruções no Modelo de Exposição Fotográfica (Clique Aqui).

5) Artigos completos: contendo de 10 a 12 páginas. Os autores deverão submeter os artigos redigidos em português, espanhol ou inglês, conforme instruções no Modelo de Artigo Completo (Clique Aqui).

6) Mesas Temáticas (Grupos de Trabalho): contendo de 2 a 4 páginas. Os autores deverão submeter as Propostas para Mesas Temáticas (Grupos de Trabalho – GT) redigidos em português, espanhol ou inglês, conforme instruções no Modelo de Mesas Temáticas (Grupos de Trabalho – GT) (Clique Aqui).

 

PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS COMPLETOS, CURSOS LIVRES, RESUMOS EXPANDIDOS, RESUMOS, EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E MESAS TEMÁTICAS (GRUPOS DE TRABALHO – GT)

Data limite para envio dos Artigos Completos, Cursos Livres, Resumos Expandidos, Resumos, Expansão Fotográfica e Mesas Temáticas (Grupos de Trabalho – GT): 30 de Junho de 2017.Impreterivelmente, até 24 de Julho de 2017 (Prorrogação).

 

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1 – Riscos e desastres ambientais: deslizamentos e inundações; secas; furacões, erosão costeira; incêndios florestais; terremotos, tsunamis e vulcões; mudanças climáticas e eventos extremos; ações estruturais de prevenção e mitigação; mapeamentos de risco.
Eixo 2 – Riscos e desastres tecnológicos: incêndios urbanos;  transporte e armazenamento de substâncias perigosas; contaminação física, química e biológica; técnicas para análises de risco; emergências químicas; mapeamentos de risco.
Eixo 3 – Desenvolvimento, RRD e políticas públicas: uso e ocupação do solo; políticas públicas; geopolíticas; governança; aspectos econômicos; assistência social; logística humanitária segurança e defesa nacional; terrorismo; gestão de riscos.
Eixo 4 – Comunicação e Educação em RRD: percepção de risco; comunicação intra-institucional, interinstitucional, mídia e comunidades; complexidades da comunicação de riscos; programas e ações educativos.
Eixo 5 – Redes e participação comunitária: novos regimes de saber; voluntariado; organizações não governamentais; núcleos de proteção e defesa civil; mapeamentos comunitários.
Eixo 6 – Tecnologias e inovação em RRD: sistemas de informação geográfica; aplicativos; mapeamentos; monitoramento.
Eixo 7 – Sistemas de alerta e alarme: planos preventivos; planos de contingência; planos de emergência; planos de defesa civil; meteorologia.
Eixo 8 – Riscos para a Saúde Pública: riscos em saúde; psicologia dos desastres; sociedade de risco; epidemias e outras ameaças para a saúde pública; vigilância em saúde pública; vigilância sanitária e regulação de risco; risco sanitário; mapeamento de áreas de risco à saúde pública.

 

PARA SUBMETER O TRABALHO PELO SISTEMA JEMS (Clique Aqui).

 
Observações:
1) Todos os trabalhos serão publicados em anais do evento. Os melhores artigos serão premiados e publicados em volume especial de revista indexada.
2) Os artigos serão avaliados pelo Comitê Científico e o autor receberá uma comunicação por e-mail.
3) Os trabalhos aceitos serão classificados para apresentação em poster e oral durante o evento, conforme orientação do Comitê Científico.